Autoria Compartilhada – Mônica Nador

Dica de vídeo muito interessante, do professor João Dalla Rosa Júnior, ontem, na minha aula de Pós-Graduação em Design de Estampas do SENAI CETIQT.

Com apenas 15 minutos, esse mini-documentário mostra o trabalho da artista plástica Mônica Nador, que foi convidada para fazer uma exposição no Pavilhão de Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Para isso, ela contou com o JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), grupo de artistas da periferia de São Paulo com quem ela realiza diversos trabalhos artísticos.

Eu estou postando esse vídeo aqui porque a produção de estêncil foi feita na forma de estamparia e serviu para decorar todo o pavilhão, em enormes painéis de tecido, formando muitas e diferentes padronagens! Cada artista escolheu o que iria desenhar e imprimiu seu próprio traço, o que conferiu uma grande diversidade de linguagens à exposição. E é muito lindo de se ver!

Lembrando que o objetivo da exposição é mostrar a oficina onde esses painéis são produzidos, aberta para o público assistir a produção em tempo real e não apenas os painéis prontos. Muito legal a idéia!

Segue a descrição oficial do vídeo:

Direção: Patricia Valverde e Jeronimo Vilhena
Produtora: Jeronimo Filmes

A exposição Mônica Nador: Autoria Compartilhada trouxe ao Pavilhão das Culturas Brasileiras um olhar singular sobre a Cultura Brasileira. O trabalho coletivo visitou o acervo da instituição constituído por coleções como a do antigo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima e a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade. Construiu um conjunto de obras que revela o grande potencial artístico promovido pelo JAMAC e seus integrantes que têm, assim como os artistas populares, a vida como referência para a arte.
Esse documentário mostra o processo de criação e desenvolvimento desta exposição, que aconteceu de fevereiro a julho de 2011; olhando a arte não só pelo seu resultado estético, mas como ação transformadora da vida.

O que acharam?
Beijos!

Deixe uma mensagem!

*

Próximo postListras #1