Colour Lovers

Vocês conhecem o site Colour Lovers (colourlovers.com)?

Imagino que a maioria de vocês conheça. Esse site é um dos recursos online mais bacanas que eu conheço para se pensar em paletas de cor.

Paletas de cores são simplesmente essenciais para a sua estampa. Uma boa seleção de cores pode trazer à vida uma estampa simples, enquanto uma paleta ruim pode matar a estampa mais linda elaborada de todas. No nosso trabalho, é essencial que a gente entenda muito bem de cores, harmonias, combinações, contrastes, etc.

O cadastro no site é gratuito e você pode criar paletas livremente, usando diversas ferramentas que eles oferecem. Para começar, basta clicar no botão verde “Create” que fica na direita e próximo ao topo do site.

image
(obs: você também pode criar patterns e pattern templates, mas eu vou falar hoje apenas das cores senão o post não acaba nunca rs.)

A ferramenta mais prática e rápida é a que aparece assim que você clica em criar paleta, no painel Basic que já vem selecionado.

image
Você pode escolher uma cor para começar, no painel de cores abaixo 
(ou entrar diretamente com o hexadecimal que você quiser), e ir escolhendo as cores similares (similar colors) sugeridas ao lado:

image
image

Você pode também, por exemplo, começar com uma cor e ir alterando os números de H (Hue) S (Saturation) V (Value) – matiz, saturação e valor. Quando você altera apenas um atributo, você constrói uma paleta mais harmônica. Coloquei três exemplos abaixo:

Alterando apenas a Matiz (Hue):
image

Alterando a Saturação (Saturation):
image

Alterando o Valor (Value):image

Agora, no painel avançado:

image
Você pode começar a montar sua paleta a partir de uma foto (canto superior esquerdo) e selecionar a opção “Pixelate” para transformar a estampa em pixels e conseguir selecionar mais facilmente as cores, assim:

image  image

image

Além disso, pode também selecionar uma cor e criar harmonias a partir dela, nos botões abaixo do círculo cromático (canto inferior direito). Coloquei exemplos dessas harmonias partindo de uma mesma cor e, abaixo, o significado de cada uma delas.

imageimage
imageimageimage

Blend: Cores análogas, próximas umas das outras no círculo cromático.
Comp: Cores complementares, opostas no círculo cromático.
Triad: Três cores equidistantes no círculo cromático.
Tetrad: Quatro cores em dois pares de cores complementares
Split: Cor principal mais duas cores adjacentes à sua cor complementar.

A terceira opção que eles oferecem é a de você montar uma paleta a partir de uma foto bonita que você encontrou pela internet (Pinterest, oi? rs.) na ferramenta “From a Photo”:

image

No caso, eu escolhi a capa desse CD da Lana Del Rey porque tem cores lindas (e porque as músicas dela tem embalado as minhas madrugadas criativas rs.). Você podem escolher as cores pela foto ou usar as harmonias sugeridas na parte direita do painel.

image

Reparem que quando passamos o cursor por cima da imagem, aparece um quadradinho com a cor correspondente àquela posição, o que nos ajuda na hora de clicar para selecionar a cor.

image

Além das opções de criação de paleta que eu apresentei, você ainda pode escolher entre as paletas criadas pelos outros usuários (Browse > Palettes, no menu principal) ou procurar por uma paleta que possua a cor que você deseja usar, na barra de buscas à direita (ver imagem abaixo):

image

Bom, acho que é isso, não vou me alongar (mais!) porque o post já está gigante. Se ficou faltando alguma coisa ou vocês ficaram com alguma dúvida, deixem um comentário abaixo que eu vou responder e tentar ajudar ao máximo :)

Beijos,
Patrícia Capella

Deixe uma mensagem!

*

Próximo postTendência de estampas: Orientais