Estampa Minha Flor

Mais uma estampa própria!
Estampa “Minha Flor”, por Patrícia Capella.
Vocês também podem ver essa estampa diretamente no meu portfólio!

A estampa abaixo foi a primeira criada para a Pós-Graduação em Design de Estampas que eu estou cursando, no SENAI-CETIQT.

image

Foi pedido como trabalho final da matéria “Cor na Estamparia” uma estampa na qual as cores fossem pensadas de forma a conversar adequadamente com o desenho, o público-alvo e o suporte, levando em conta a harmonia das cores entre si e como esta se daria no conjunto.

No meu caso, eu quis fazer uma estampa para decoração, mais especificamente para almofadas. Como seria uma estampa aplicada em um pedaço pequeno de tecido (e não em um papel de parede, por exemplo), eu poderia caprichar – leia-se exagerar rs. – na saturação e na escala do desenho, coisas que eu adoro rs.

Comecei o processo a partir de 3 flores que eu recortei de fotos no Photoshop (do pacote de flores que eu falei nesse post, lembram?), imprimi em tons de cinza e desenhei por cima, à lápis, na mesa de luz. Esse desenho foi feito de forma estilizada e bastante gráfica, pois a minha idéia era ter grandes áreas de cor chapada e não a de produzir um desenho realista.

Em seguida, e aí entra a parte mais legal da estampa, as flores foram vetorizadas no Illustrator… pelo meu namorado! :) Namorado designer (e atencioso) é o que há! Amo! Acho que eu já falo com vocês de uma maneira bastante informal pra poder contar esses detalhes, né? rs. Depois de manualmente vetorizadas, chegou a hora de escolher as cores!

Desde que eu desenhei as flores grandes, eu sabia que queria rosa e vermelho em áreas grandes e lisas de cor. Com isso em mente, acabei misturando as duas cores dentro das próprias flores, alternando-as entre pétalas.

Para balancear o vermelho e o rosa super saturados e o amarelo muito luminoso, eu criei uma combinação alternativa ao preto e branco: bege com saturação média/baixa e um cinza escuro. Acredito que o conjunto ficou harmônico porque as cores bastante vibrantes das flores estão cercadas por folhagens cinzas escuras e um fundo mais calmo e acinzentado, o que não deixou o visual tão pesado.

Mas, depois não resisti e quis experimentar uma versão menos “comportada”, mudando para uma outra alternativa ao preto e branco e bem contrastante: azul escuro e cinza claro. E o resultado foi esse abaixo:

image

Fiz também uma simulação da aplicação delas em uma almofada no Photoshop pra ver se ficava legal e se atendia ao briefing.
image
image

E aí, qual das duas vocês escolheriam? Me ajudem! rs.

Opiniões são sempre muito bem-vindas ;)

Beijos!

Deixe uma mensagem!

*

Próximo postTutoriais de Aquarela no Pinterest do Estampaholic