Apostila – Defeitos de Estamparia Têxtil

Já falamos muito de inspiração e criação por aqui… mas fazer estampa também é produzí-la, prepará-la e mandá-la para o mercado, certo? Não podemos ficar só na parte “divertida” rs., temos que garantir, até onde vai o nosso alcance, que a estampa será impressa da melhor forma possível. Saber como todo o procedimento funciona, muito além do Photoshop, Illustrator ou Corel, é um grande diferencial para quem atua nessa área.

Por isso, estou indicando para vocês uma apostila (bastante breve, com apenas 6 páginas), mostrando os erros mais comuns da estamparia, que vão desde problemas com o desenho em si até erros nas máquinas, tintas, tecidos, encaixes e etc. Esse material nos ajuda a perceber o quão delicado e sujeito a erros é o processo completo da estamparia.

A apostila foi uma dica da super Mônica Fuchshuber, ilustradora e designer com bastante experiência no mercado –  http://www.monicafuchs.com.br, no grupo “Design de Superfícies” do Facebook. Aliás, aconselho que vocês entrem nesses grupos pois sempre tem alguém postando algo de interessante, trocando informações, respondendo perguntas, ajudando, etc. No final do post, darei dicas de alguns dos quais faço parte.

Voltando à apostila, esse material tem como objetivo apresentar os principais erros que acontecem na hora de passar aquele desenho lindo para o tecido. Na verdade, o conteúdo é bastante técnico e trata mais de Engenharia Têxtil e não de desenho/criação.Porém, em muitas empresas, o Designer precisa acompanhar também a impressão das estampas e é sempre bom saber antever/previnir/entender/consertar um erro, certo? Ainda mais quando se trata de uma produção em larga escala, como é o caso de grandes empresas do mercado. Você não precisa ser um especialista no assunto, mas é sempre bom ter uma idéia do que está acontecendo e/ou ter um material de referência, caso haja a necessidade de uma consulta.

A apostila foi escrita para a disciplina “Design Têxtil III”, da Universidade Estadual de Maringá, no curso “Engenharia de Produção – Confecção Industrial”. Os autores são os alunos João Paulo Rocha, Silvestre Daunfenbach Jr. e Guilherme Berto. Segue o link: http://bit.ly/10rFvO6

E, por último, alguns grupos do facebook que tratam especificamente de estamparia:

É isso pessoal! Espero que esse post seja útil para vocês!
Beijo grande!

Deixe uma mensagem!

*

Próximo post4.000 likes na página do Estampaholic no Facebook!