Processo criativo: Mini-coleção de estampas “Whole lotta love”

Bom dia, gente! :)
Hoje vim falar do processo criativo de três das minhas estampas mais recentes – que são na verdade uma “mini-coleção” -, nas quais trabalhei com apenas um motivo, que acabou se desdobrando em três composições diferentes.

O nome da coleção é “Whole lotta love” porque, bem, é repleta de corações e porque eu tenho ouvido muito Led Zeppelin ultimamente, banda que eu amo! Rs. Se alguém ainda não conhece a banda ou a música, fica aí uma sugestão! ;)

O resultado obtido foi bem simples, mas eu fiquei bastante satisfeita, especialmente porque tudo começou de forma despretensiosa durante uma aula da pós-graduação, a coleção ficou bem colorida (do jeito que eu gosto!) e porque eu consegui retirar, de um mesmo motivo, três composições diferentes que me agradaram! Confiram abaixo os resultados:

image

image

image


Gostaria de explicitar que essa coleção foi desenvolvida por mim, com fins comerciais, e apresentada aqui apenas com o intuito de compartilhamento de informações, dicas e idéias. Logo, esta coleção ou as estampas individualmente não devem ser reproduzidas e/ou comercializadas! Não que algum de vocês vá fazer algo do gênero, meus leitores são uns queridos! ;* Mas é sempre bom avisar, certo? rs.

Mas, chega de papo! Vamos ao processo?
Como eu disse anteriormente, eu usei basicamente um motivo, que foi o seguinte:

image

A estampa foi toda feita no Adobe Illustrator CS6 e, para criar esse motivo, eu utilizei basicamente duas ferramentas: Pen Tool (caneta) e Blend Tool. Abaixo segue uma pequena imagem, para esquematizar o processo, que é super simples:

image

  1. Com a Pen Tool (e o auxílio de uma linha guia), eu desenhei o primeiro coração, amarelo, dupliquei e diminuí bastante essa cópia e dei à ela uma outra cor, nesse caso rosa.
  2. Em seguida, posicionei o coração menor no centro do maior
  3. E, por último, com a Blend tool, criei um degradê de corações intermediários (quatro no total), indo do menor para o maior.

Para quem não tem intimidade com o Illustrator, vou mostrar rapidinho como eu usei a ferramenta Blend:

image

Para completar, criei outros três corações, seguindo o mesmo processo, mas com cores diferentes nos corações menores e, consequentemente, nos corações intermediários. As outras cores escolhidas foram azul, vermelho e verde.

Com esses quatro motivos criados, comecei a testar composições.
Na primeira versão, com o fundo laranja, criei um encaixe simples e fui alternando os corações em duas “linhas”: uma de cores quentes e outra de cores frias.

Na segunda composição, de fundo verde, criei uma espécie de mandala/flor com os corações, totalmente simétrica e com o mesmo número de corações de cada cor. Agrupei essa mandala e usei o sistema de repetição em salto, para que os elementos se “encaixassem” melhor.

Por último, criei “duplinhas” de corações rebatidos na vertical e os encaixei de forma que o espaço entre cada dupla de corações fosse sempre uniforme.

Bom, acho que para o processo é isso! Se quiserem ver as estampas diretamente no meu portfólio (patriciacapella.com/whole_lotta_love.php), nele eu coloco também algumas simulações das estampas em objetos reais, pois isso me ajuda muito a ter noção de escalas, superfícies mais adequadas, etc. e, também, é muito importante na hora de “vender” a estampa! :)

O que vocês acharam dos resultados obtidos? Espero que tenham gostado! Adoraria receber um feedback de vocês então, como sempre, é só deixar nos comentários!

Beijinhos!

Deixe uma mensagem!

*

Próximo postEspecializações em Estamparia - Rio de Janeiro