Como remover o fundo de uma imagem?

O post de hoje, em parceria com o Site Metapix, vem abordando um tema que eu imagino que seja de interesse da maioria de vocês: “Como remover o fundo de uma imagem“? Acertei? Rs.

Essa certamente é uma das perguntas mais feitas por quem está começando a manipular imagens no Photoshop e eu já posso adiantar que existem várias maneiras de se resolver esse problema. Mas fiquem tranquilos pois o objetivo desse post é mostrar a vocês uma das melhores formas de separar imagens de seus fundos, de forma profissional e não-destrutiva.

flor

Nos deparamos com essa questão sempre que queremos pegar algum desenho feito a mão, ou até mesmo uma fotografia, e isolar um elemento para usar em algum projeto como por exemplo, no nosso caso, uma estampa.

Mas então, como remover o fundo de uma imagem?

A solução mais simples e mais comum que encontramos em tutoriais pela internet é destravar a camada de fundo (Background), criar uma seleção com a varinha mágica e deletá-la, fazendo com que os pixels fiquem transparentes. Porém, como vocês verão no vídeo, esse não é um método muito preciso e que possui um bom acabamento. Por isso, hoje viemos apresentar para vocês um recurso – que todos precisam conhecer! – chamado “Máscara“.

Como eu disse acima, a Máscara é um recurso não-destrutivo e isso quer dizer que, ao invés de deletados de maneira permanente, os pixels do fundo são apenas escondidos, o que faz com que a imagem original seja preservada e permite que sejam feitos ajustes e retoques a qualquer hora!

É uma técnica um pouco mais complicada, mas vocês verão que dessa forma irão ganhar um controle enorme sobre as bordas dos elementos e garantir assim um resultado muito mais bem acabado e profissional. Afinal, é isso que queremos para nossas estampas, certo?

Sem mais delongas, assistam o vídeo abaixo, do capítulo “Técnicas Importantes” do curso Photoshop para Design de Superfície e Estamparia“:

separar_fundo
E aí, deu pra entender direitinho? Espero que sim!
O post de hoje foi super curtinho mas bastante útil, vocês não acham?

Vocês também podem acompanhar os outros posts dessa série em parceria com o Metapix, que está sensacional!

Beijos e até o próximo post!
Patrícia Capella

Deixe uma mensagem!

*

Próximo postO que é Rapport