O que é Rapport

Oi gente, tudo bem???

O post de hoje é mais um da parceria com o Site Metapix e fala sobre algo essencial para a estamparia: o Rapport!

Apesar de fazer parte do dia-a-dia de qualquer designer de estampas, o Rapport pode ser um pouco confuso e difícil de explicar! Por isso, o Prof. Lula Rocha escreveu esse um super artigo, explicando em detalhes, com definições, exemplos, imagens e tudo que vocês precisam para entenderem de vez esse conceito tão importante!

Espero que o post seja útil e também que sirva como material de estudo e consulta sempre que necessário! Com vocês, Lula Rocha:

O que é Rapport?

O que é Rapport?

Na área do Design de Superfície e Estamparia, o termo Rapport é traduzido, tanto em inglês como em português, como Repeat ou Repetição.

No entanto, Rapport não é simplesmente repetição e uma boa parte das explicações tradicionais não esclarece bem o conceito e acaba gerando confusão.

Então, neste artigo eu vou apresentar a minha definição de Rapport e mostrar alguns exemplos que, eu espero, ajudem você a visualizar, entender e poder aplicar nas suas criações:

Rapport é um tipo especial de repetição,
de um módulo com encaixes perfeitos,
projetado para alcançar um resultado específico.

 

Exemplo de Rapport

O segredo do Rapport está no encaixe entre os módulos

O módulo é a menor parte do padrão que contém todos os seus componentes visuais; motivos, linhas, cores, texturas, espaços, etc. E o padrão é o resultado da repetição ordenada deste módulo.

Mas no padrão com Rapport, o módulo tem mais um componente decisivo que fica sempre meio escondido: o encaixe.

Este módulo especial, que eu particularmente gosto de chamar de “Módulo com Rapport”, tem que ser projetado de maneira que o complemento de um lado seja repetido no lado oposto, para que, quando posicionados lado a lado, os módulos se encaixem formando motivos inteiros.

Exemplo de encaixe perfeito entre os lados do módulo

No exemplo acima os lados se completam formando motivos inteiros, mas voltando a definição, existem outras situações ou variações onde estes “resultados específicos” também só são alcançados se o módulo for projetado com “encaixes perfeitos”. Vamos ver mais exemplos:

Continuidade

No padrão continuo os módulos se entrelaçam, as emendas desaparecem, o desenho original fica escondido e não se pode identificar um começo ou fim. Este tipo de padrão também é conhecido como “Padrão sem emendas”, em inglês Seamless Tile.

Exemplo de padrão contínuo

Allover

No padrão Allover os motivos são espalhados, rotacionados e refletidos de maneira que não podemos dizer se o padrão está de cabeça para cima ou para baixo.

Exemplo de padrão Allover

Fechamento (Figura e Fundo)

Popularizado pelo famoso artista holandês M.C. Escher, o padrão com fechamento, também conhecido como clausura ou efeito de Figura e Fundo (nas leis da Gestalt), acontece quando os módulos se encaixam de tal maneira que o desenho inicial dá origem a novos desenhos.

Exemplo de padrão com Fechamento (Figura e Fundo)
Exemplo de Módulo com Rapport de um padrão com Fechamento (Figura e Fundo)

Repare no exemplo acima que foi utilizado um Sistema de Repetição não alinhado com deslocamento horizontal e também que o desenho inicial foi posicionado em sentidos opostos dentro da célula. Mais detalhes a seguir:

Sistema de Repetição não alinhado

O Sistema de Repetição define a regra que deve ser seguida para a criação do padrão. Ele consiste basicamente num Grid formado por células dentro das quais os módulos são posicionados.

No Sistema de Repetição não alinhado as células são deslocadas na horizontal ou na vertical e por isso o módulo tem que ser projetado de tal maneira que, quando repetido lado a lado, resulte na noção de deslocamento desejada.

Diagrama Sistema de Repetição não alinhado, Rapport e Módulo com Rapport

Exemplo de Sistema de Repetição com deslocamento horizontal, também conhecido como “Tijolo”

Exemplo de padrão com Sistema de Repetição não alinhado
Diagrama com exemplo de padrão com deslocamento horizontal "Tijolo"

 

Célula x Módulo

Como você deve ter reparado no exemplo acima, existe uma diferença entre a célula e o módulo.

Isto significa que o módulo pode ser posicionado dentro da célula de diferentes maneiras, por exemplo rotacionado ou refletido (como os peixes no padrão com fechamento).

Superposição

E também é importante notar que o módulo não precisa ter, necessariamente, o mesmo tamanho da célula.

No caso de um módulo menor do que a célula temos espaços entre os módulos e no caso de um módulo maior do que a célula temos uma superposição de módulos.

Vídeo Recurso de Padrão do Illustrator

Célula x Módulo e Superposição

Veja como o recurso de padrão do Illustrator faz a mesma distinção entre célula e módulo permitindo superposição.
(Vídeo do Curso de Illustrator para Design de Superfície e Estamparia – Site Metapix)

 

Técnica para encontrar o Módulo com Rapport

Gostou de um padrão mas não está conseguindo visualizar o módulo?

Experimente: escolha um ponto de partida bem definido ( P ), siga para a direita e para baixo até encontrar o mesmo ponto, criando um quadrado ou retângulo imaginário.
Pronto! Ai está o Módulo com Rapport.

Técnica para encontrar o Módulo com Rapport

Vídeo Como encontrar o módulo no Illustrator

Encontrando o módulo

Veja um exemplo de como encontrar e isolar o Módulo com Rapport no Illustrator. (Vídeo do Curso de Illustrator para Design de Superfície e Estamparia – Site Metapix)

 

Conclusão

Mesmo que contradizendo as explicações tradicionais, no fundo no fundo, eu até arriscaria dizer que Rapport NÃO é repetição …

Que tal procurar no dicionário?

Se você procurar no dicionário a definição ou a tradução da palavra Rapport (de origem francesa) você não vai encontrar nada falando de repetição e sim sinônimos como harmonia, ligação e conexão, sempre do ponto de vista de um relacionamento.

Definição de Rapport - Referência Infopedia Online

Faz todo sentido!

No padrão com Rapport este “relacionamento” acontece entre os lados do módulo, isto é, no encaixe entre os módulos.

Logo, na prática da criação de padrões, Rapport é encaixe.

Lula Rocha

Rio de Janeiro, abril 2014

Como fazer?

Acelere seu aprendizado e aumente sua produtividade com os Cursos de Photoshop e Illustrator do Site Metapix

Uma das maiores dificuldades para criar o Rapport é que com as técnicas manuais tradicionais você precisa primeiro desenhar o módulo para depois fazer a repetição e testar o encaixe.

Este processo é lento e muitas vezes frustrante porque é comum chegar no final, descobrir que o módulo está errado e ter que começar tudo de novo.

Por outro lado programas como o Photoshop e o Illustrator tornam o trabalho mais rápido e eficente. Com eles você pode experimentar e desenvolver padrões em poucos minutos, acelerando seu aprendizado, e aumentando sua produtividade.

Veja exemplos de técnicas e recursos do Illustrator e do Photoshop:

Vídeo vetorização de desenho à lápis e criação de Rapport no Illustrator

Illustrator

O Illustrator, tem um recurso que faz o Rapport automaticamente. Ele permite que você crie o módulo visualizando simultaneamente a repetição, reduzindo o tempo de desenvolvimento e minimizando o retrabalho.

Vídeo Módulo com Rapport utilizando Smart Objects e simetria no Photoshop

Photoshop

O Photoshop também oferece recursos para a criação de padrões com Rapport. Não é automático como o Illustrator mas é possível montar esquemas para criar o módulo visualizando, ao mesmo tempo, como vai ficar o encaixe e a repetição.

 

Lula Rocha
Lula Rocha é designer com mais de 20 anos de experiência em projetos de Identidade Visual, Produção Gráfica, Tratamento de Imagem, Desenho Vetorial e Webdesign. Formado em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela PUC-Rio e Mestre em Design pela Central Saint Martins College of Art & Design. Professor dos cursos de Graduação em Design da PUC-Rio e Pós-graduação em Design de Estamparia do SENAI/CETIQT-RJ. Especialista Certificado Adobe e cofundador do site Metapix.

Posso usar este material?

Sim. Sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir deste material para fins não comerciais, desde que atribuam a Lula Rocha o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Licença Creative Commons©2014 Lula Rocha. Licença Creative Commons.
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