Smart Object – uma maravilha do Photoshop!

Oi gente, tudo bem??? Como foram de feriado? :)

Mais um post da suuuper parceria com o site Metapix que, como sempre, traz conteúdo de muita qualidade para o Estampaholic! Hoje vamos falar sobre um recurso maravilhoso do Photoshop chamado Smart Object (Objeto inteligente), que todos vocês precisam conhecer!

O Smart Object é uma ferramenta sem a qual eu não consigo mais trabalhar no Photoshop, juro! Uso sempre, sempre, sempre e também falo sempre sobre ela nos meus cursos e workshops (quem foi meu aluno sabe bem rs.), pois eu acho que todo mundo que trabalha com o Photoshop deve abusar desse recurso!

Ele nos ajuda a preservar os nossos elementos, fazer transformações que não irão destruí-los, aplicar filtros e distorções que podemos editar posteriormente… e até mesmo criar estampas! Ficaram curiosos? Não deixem de ler o post até o final!

smart_estampapix

Smart Object, uma maravilha…

O Smart Object (Objeto Inteligente) é um recurso pouco explorado e até meio desconhecido mesmo por quem já utiliza o Photoshop há algum tempo.

Ele é um daqueles recursos que, depois que você aprende, fica pensando como pode ter passado tanto tempo sem tirar proveito dessa maravilha – especialmente quando você usa o Photoshop para design de estamparia! Veja abaixo algumas das vantagens e possibilidades que ele oferece:

Aproveite! os vídeos só vão ficar livres para quem não é assinante Metapix apenas por uma semana.

Transformações não destrutivas

O Smart Object permite fazer transformações não destrutivas, ou seja, você pode ampliar reduzir, rotacionar e mesmo distorcer a imagem sem destruir os pixels originais (leia-se, sem estragar a imagem ou deixá-la “pixelada”).

Introdução ao uso de Smart Object

Distorções editáveis

Indo mais à frente, vemos que é possível editar as transformações que realizamos, mesmo depois delas terem sido aplicadas! Isso é super importante para podermos fazer ajustes a qualquer hora e modificar a imagem à vontade, sem medo. Um bom exemplo da aplicação desse recurso é quando “entortamos” a imagem usando o modo Warp ou qualquer outro tipo de distorção. Dá uma olhadinha:

Exemplo de como aplicar distorções com Warp no Smart Object
Uma pequena observação: Esse vídeo tem tudo a ver com um post que já fizemos anteriormente aqui, que mostra em mais detalhes a simulação de estampas em objetos reais, como vestidos por exemplo. Não deixe de conferir também: http://estampaholic.com/2014/02/26/simulacoes-realistas-de-estampas-em-produtos

Filtros Inteligentes

Com o Smart Object também é possível aplicar filtros inteligentes (Smart Filters), de maneira editável. Isso significa que você pode experimentar com um ou mais filtros, editar os filtros aplicados e até combinar mais de um, com modos de mistura avançados, sem precisar ficar duplicando e acumulando camadas. Confiram:

Exemplo de como trabalhar com Smart Filters (Filtros Inteligentes)

Módulo com Rapport por simetria

E que tal… construir uma estampa? Para completar, veja um exemplo de utilização do Smart Object para a criação de um Módulo com Rapport por simetria, de maneira super criativa:

Exemplo de Módulo com Rapport por simetria criado com Smart Objects

Criando o Módulo com Rapport e visualizando a repetição

Mas essa não é a única forma de se criar uma estampa utilizando os Smart Objects!
Na semana que vem, será lançada no site Metapix uma série de 3 vídeos mostrando como usar os Smart Objects para criar um Módulo com Rapport, visualizando ao mesmo tempo como vai ficar o encaixe e a repetição. O exemplo será dado através do padrão Nemo, abaixo, que é super fofo!

Módulo com Rapport para o padrão Nemo criado com um esquema de Smart Objects

Então vocês já sabem, não é? Aproveitem o friozinho que está fazendo (pelo menos aqui no RJ rs.), assistam os vídeos que ficarão liberados durante essa semana e, na próxima, iremos mais fundo na utilização dos Smart Objects para a construção de estampas! Tenho certeza que vocês vão amar!!

Beijos e até lá!!!
Patrícia Capella

Deixe uma mensagem!

*

2 comments

  1. Victor Yim

    Ola Patricia, meu nome e Victor e trabalho hoje com sublimaçao digital em tecido polyester.Possuo uma empresa na regiao de bras onde atendo os confeccionista e importadores de tecido. Pois bem …gostaria de saber se vc tem alguma empresa onde podemos fazer uma parceria na criaçao de estampas?

    Aguardo retorno

    Obrigado

    • estampaholic

      Olá Victor, tudo bem???
      Me manda um email com o que você precisa para contato@estampaholic.com!
      Trabalho com desenvolvimento de estampas, podemos conversar!

      Abraços!

Próximo postEstampando: serigrafia - Zandra Rhodes