Paletas de cor no Photoshop

Oi gente, tudo bem???

O post de hoje, mais um da super parceria com o site Metapix, vem falando de algo essencial para nós que criamos estampas: Paletas de cor! Como vocês criam as suas? Estão precisando de uma ajudinha ou então gostam de aprender novas técnicas? Pois não deixem de acompanhar esse post até o final! É curtinho e vale MUITO a pena! :)

paletas_estampapix
Para mim, uma das melhores formas de criar uma paleta é me inspirar em uma foto ou painel imagético que traduza bem o clima que eu quero passar para minha estampa! Então que tal pegar aquela imagem super inspiradora e, com a ajuda do Photoshop, extrair as cores perfeitas para criar a sua estampa? Como sempre, é só conferir os vídeos a seguir, que ficarão livres para não assinantes por uma semana!

Paleta de Cor a partir de imagem no Photoshop

Vamos começar de uma forma simples, ok? Tudo que precisamos é de uma imagem bonita, alguns retângulos e a ferramenta conta-gotas do Photoshop! :) Confiram:

01-paleta-de-cor

Paleta de Cor com o Filtro Mosaic

Ok, agora que vocês pegaram o conceito da coisa, que tal irmos um passo adiante? E se eu dissesse que, com o Photoshop, podemos transformar uma imagem em uma grande paleta de cores, usando apenas um filtro? Super prático e simples, vejam abaixo:

02-plaleta-filtro-mosaic

Biblioteca de Cor

Bom, agora vamos organizar! :) Com o próximo vídeo, vamos aprender a criar uma paleta de cores diretamente no nosso painel Swatches, para que elas não fiquem “presas” ao documento da imagem de onde foram extraídas, e possam ser usadas facilmente em outros arquivos – como o da estampa que vamos construir, por exemplo! ;) É só dar play:

03-biblioteca-de-cor

Muito fácil, concordam??? O post de hoje é super curtinho e eu já vou encerrar por aqui… mas só queria lembrar a vocês que uma paleta de cor mal construída pode simplesmente acabar com a sua estampa, por mais bonita que ela seja, enquanto uma bem feita pode trazer um desenho super sem graça à vida! Portanto, dediquem um tempinho para aprender bem essas técnicas e construir boas paletas de cor, pois vai valer a pena!

Beijo grande e até o próximo post! :*
Patrícia Capella

Deixe uma mensagem!

*

4 comments

  1. Maetê Porto

    Muito boa a dica Patrícia! A dúvida que sempre fica é como transferir estas cores para o Pantone Textil para passar como referência para quem vai produzir. Tens alguma dica? Bjo

    • estampaholic

      Oi Maetê!
      Tenho sim, mas se você assina o Metapix fica mais fácil, te mando o link do vídeo que explica ;)
      Beijos!

  2. Barbara

    Oi Patrícia, to adorando as dicas do seu blog!! Eu tenho uma dúvida, quando vc trabalha com um cliente e cria uma estampa, que tipo de arquivo que vc entrega pra ele? Você entregaria a psd também? Deixaria seu cliente modificar seu trabalho da forma que ele quisesse? Alguns clientes andam bem abusadinhos e querem pagar nada para ter 500 tipos de arquivos como eps, corel, psd, jpeg, pdf, etc e diferentes versões de cores rgb, cmyk, tiff e tudo mais que tem direito com 5000 modificações da forma que eles planejarem e na hora que resolverem. Como vc lida com esses clientes, sendo que no inicio antes da execução dos arquivos tudo foi combinado? Beijos

    • estampaholic

      Oi querida! Mil desculpas pela demora em responder, alguns comentários ficaram perdidos por aqui :(
      O arquivo que eu entrego é apenas o rapport pronto, achatado (tiff ou jpeg), não entrego nunca meu arquivo aberto, só se o cliente pagar a mais por isso.
      Acho que o ideal é mesmo que isso fique acordado logo de início e, uma vez que o acordo esteja registrado (pode ser por email), ele não tem o direito de te cobrar nada “gratuitamente”.

      Beijinhos e espero que tenha ajudado!

Próximo postCasando cores entre imagens no Photoshop (Match Colors)