9 ideias para criar texturas em aquarela, por Bianca Pozzi

Oi gente!!!

O post de hoje é muito especial, pois foi escrito pela super fofa e talentosa Bianca Pozzi que, dentre muitas outras habilidades, arrasa na aquarela! Antes ou depois do post, não deixem de conferir o trabalho dela, no seu site www.biancapozzi.net e na sua lojinha, para vocês entenderem do que eu estou falando! ;) (PS: Se é que vocês ainda não conhecem o trabalho dela!)

A Bianca é uma ilustradora de mão cheia, com aquele amor especial pela estamparia do qual todos nós compartilhamos, certo? rs. Neste post ela veio compartilhar com vocês nove técnicas que ela usa para criar texturas com aquarela em seus desenhos e torná-los ainda mais interessantes. Tá lindo demais, vamos conferir? Com a palavra, Bianca Pozzi!

estampaholic_convida_bianca_pozzi

Meu nome é Bianca, sou de Londrina-PR, formada em Jornalismo, mas nunca exerci a profissão! Hoje faço Design de Moda, e foi na faculdade que meu interesse por desenhar voltou… eu sempre gostei, desde pequena, mas não mantive o hábito. Na faculdade onde estudo desde o primeiro ano começamos a lidar com uma grande variedade de materiais, como aquarela, guache, nanquin, marker, e depois que comecei não parei mais. Ilustrar é de longe o que mais gosto de fazer no curso, e por este motivo tenho me voltado para o design de estampas . Foi assim que eu descobri o querido Estampaholic no ano passado! Poder contribuir nem que seja um pouquinho para este espaço incrível e fundamental para a nossa profissão é uma honra, e espero que gostem!

bianca_certo
Sou uma apaixonada pela aquarela e quanto mais utilizo, mais descubro a imensa possibilidade de efeitos e texturas que podemos obter a partir dela!  Acredito que o manual sempre enriquece qualquer trabalho, e por isso resolvi criar aqui algumas texturas a partir de técnicas básicas, que podem ser aplicadas como fundo ou mesmo como ponto de partida para uma estampa. São dicas bacanas que é resultam em um bom material, sempre bom ter à mão para  ser utilizado em conjunto com outras ilustrações.

Antes de começar:

Quando for molhar toda a superfície do papel, prenda-o pelas laterais com fita crepe na sua mesa de trabalho ou em uma placa de papel grosso. Se for utilizar pouca água, não tem necessidade de prender. Papeis de gramatura 300 ou mais suportam melhor a água sem entortar.

fotos_1&2

Textura com filme plástico:

Essa é uma textura bem simples de fazer e o resultado fica muito legal. Após umedecer toda a superfície do papel, aplique a tinta (usei amarelo e vermelho, aplicadas diretamente no papel molhado). Em seguida, coloque o filme plástico por cima. Nesse momento você pode ajeitar as dobrinhas do papel como preferir. Deixe secar completamente antes de remover o plástico.

textura_filme-1
textura_filme2

Pontilhado com pincel:

Para esta técnica, basta molhar o pincel na tinta e “carimbar” o pincel (usei o de ponta redonda n.6) no papel, pressionando-o levemente. O importante aqui é não deixar a tinta aguada demais, para que ela mantenha a forma. Nesse exemplo, eu fiz a primeira camada com uma cor, esperei secar, fiz outra cor, esperei secar e assim foi. Como variação, pode-se fazer sem esperar as camadas de cor secarem ( elas vão se misturar e produzir um resultado diferente).

10
Aqui um exemplo da mesma técnica com outro pincel, esse que parece uma vassourinha
11

Espirrando com o pincel:

É uma técnica bem básica que produz resultados bem interessantes. Basta passar a tinta no pincel e mover as cerdas com o dedo, respingando a tinta no papel. Experimente fazer com o papel molhado e depois com ele seco, e observe as diferenças. Experimente também usar mais de uma cor no mesmo trabalho.

espirrando_tinta1

Ranhuras:

Com uma lapiseira sem grafite, faça desenhos no papel, apenas arranhando de leve a superfície. Quando passar a tinta, o pigmento vai se depositar nessas ranhuras e ficará mais escuro onde você desenhou. É um ótimo efeito para detalhes mais fininhos.

ranhuras1
ranhuras2

Textura com sal:

Essa textura funciona melhor com cores mais escuras. Molhe o papel, pinte com as cores desejadas e em seguida coloque o sal. Não precisa colocar muito, é importante que haja algum espaço entre os grãos para que o efeito apareça bem. A intensidade e o tamanho da mancha vão ser diferentes dependendo do tamanho do grão de sal e da quantidade de água do papel. Experimente fazer vários testes alterando essas variáveis e veja a diferença!

sal

Mais texturas com o pincel “vassourinha”:

Essa textura eu fiz apenas molhando o pincel na tinta e espalhando pelo papel, em um caminho bem orgânico.

11a
Seguindo a mesma técnica, aqui eu usei duas cores (rosa e verde) para criar algumas manchas. Depois de secas, contornei as mesmas cores com o pincel de ponta redonda, procurando seguir as linhas já criadas e definindo a forma de flores e folhas.

vassorrinha_rosa-1

vassorinha_rosas2

Carimbo com folhas:

Para essa técnica é importante usar uma folha com bastante relevo e que não seja muito lisa (as muito lisas repelem a água e não produzem textura nenhuma). A tinta utilizada aqui fica em uma consistência mais firme. Passe na folha e em seguida  pressione-a contra o papel, eu faço isso umas 3 ou 4 vezes antes de passar a tinta na folha novamente.

carimbo
33

Usando álcool:

Para este efeito, basta umedecer um cotonete com álcool e encostar na superfície com a tinta úmida. Aqui eu usei duas cores de tinta sobre o papel e em seguida encostei o cotonete. O resultado são essas manchas bem características. Você pode usar um borrifador ou derrubar gotas maiores de álcool para manchas de tamanhos variados.

alcool1alcool244

Xadrez:

Para fazer o xadrez, utilize um pincel reto ( usei o 666 da Cotman) e um redondo mais fino (usei o n.6). A largura dos pinceis determina o traço final. Se preferir, trace as linhas a lápis (bem leve) e pratique o traçado em linha reta com o pincel antes. O segredo para o xadrez é fazer primeiro as linhas em um sentido e esperar secar. Gire o papel, faça no outro sentido, espere secar. E vá fazendo isso até achar que está bom! Varie o pincel (para alterar a espessura do traço) e as cores.

xadrez_1xadrez_29

Animal print

– Zebra

Para fazer a textura de zebra com o aspecto de borradinho, primeiro molho todo o papel. Depois, com a tinta vou fazendo o desenho da textura. Observe o quanto ela se espalha antes de fazer o próximo traço, para não juntar tudo em um borrão só!

zebra1

– Onça

Para a onça é o mesmo procedimento; molhe o papel, faça as marcações em preto e depois as manchinhas centrais. Se o papel utilizado for muito grande você pode ter que molhar mais de uma vez. Procure referências de estampa de onça para se inspirar!

onça1
3
4

E aí, gostaram?? :D Ótimas, dicas, não é? Não vou me alongar muito pois o post já está grande rs. Testem as dicas da Bianca nos desenhos de vocês e mostrem pra gente! Tenho certeza que, como eu, ela também vai amar ver os resultados de vocês! Pode ser por email, na nossa página do facebook ou no Instagram com a hashtag #estampaholic :)

Beijo grande e até o próximo post!
Patrícia Capella

Deixe uma mensagem!

*

18 comments

  1. Camila

    Demais! Adorei a nova categoria! Sucesso! ;*

    • estampaholic

      Que bom… fico feliz! farei mais desses, beijos.

  2. Maria

    Adorei, essas estampas, obrigada por compartilhar.

    • estampaholic

      Eu que agradeço a sua visita ;)

  3. Regina

    Amei tudo!! Parabéns a todos! Cada vez mais sinto vontade de trabalhar com estampas! Obrigada!

    • estampaholic

      Que bom, Regina! Estamparia é mesmo apaixonante… beijos!

  4. Lisandra Sorer Wilbert

    Olá, qual tinta é utilizada pra fazer essa técnica? obrigada :)

    • estampaholic

      Aquarela… de diversas marcas! ;)

  5. Pingback: Link Love #1 - Paula Guimarães

    • estampaholic

      Bianca é simplesmente sensacional!! vale mesmo o clique :)

  6. Daniela

    Que coisa mais linda!! Adorei a criatividade nos desenhos!!

    • estampaholic

      A Bianca arrasa mesmo… beijos!

  7. Greg Curide

    Perfeitooooo!!! Amei!! Esse blog é muito amor <3

    • estampaholic

      Hahaha que bom que você gostou!
      Obrigada!! :)

    • estampaholic

      Que bom que gostou, Regina!!
      Abraços!!

  8. stephanie

    Simplessssssssmente ameiiiiii!!!!!

Próximo postTop 5 instagrammers #2