Ilustrando com tablets e aplicativos, por Angelo Artimus

Oi gente!

O post de hoje conta com a colaboração do designer de superfícies Angelo Artimus, um profissional super criativo que eu admiro muito! O Angelo é daqueles artistas que experimentam de tudo, sem medo, sabe? Ele está o tempo todo produzindo novas estampas para o seu estúdio e, ao longo do processo, passa por diversas ferramentas como aquarela, marcadores copic, fotografias e etc. Mas o que me chamou mais atenção nos seus trabalhos recentes foi o uso de uma ferramenta muito bacana, mas não tão amplamente explorada na nossa área: os tablets!

Hoje em dia vivemos cercados por tablets e smartphones e, por mais inseridos que eles estejam no nosso dia-a-dia, não é tão comum vê-los como uma forma de criar ilustrações finalizadas. Muito curiosa, fui procurar saber mais sobre isso com o Angelo e achei tão interessante que o convidei para compartilhar essa dica aqui com vocês. Que tal?? :)

Pedi que ele se apresentasse para vocês e, em seguida, mostrasse como ele usa tablets e aplicativos no seu trabalho! Acompanhem até o final pois tem um vídeo! Bom, sem mais delongas, vou passar a palavra à ele!

11709671_671861696277883_1451158475420123289_o“Mineiro, residente em Buzios-RJ, autodidata e apaixonado por toda forma de arte. Curioso nato, sempre à procura de novos caminhos, desde muito novo já ousava brincar com arte, desenvolvendo trabalhos manuais com guache, lápis de cor, canetinhas escolares, etc. Com o passar do tempo, já se via embrenhado em meio à tintas, pincéis, papéis e telas. Aos poucos, foi conhecendo as vertentes da arte. Como artista plástico, conheceu ainda mais o mundo das cores e formas. Como estilista, se apaixonou pela estamparia e sua diversidade, começando assim um relacionamento que não tem fim. Depois de trabalhar por anos dentro de grandes e pequenas empresas, desenvolvendo estampas para todo tipo de produtos da cadeia têxtil, sentiu a necessidade de sair e viver essa paixão por estampas. Essa paixão abriu uma infinidade de possibilidades que ainda não conhecia e aos poucos vem conhecendo. Dentre elas, o desenho digital manual em tablets.”

estampas_1

estampas_2Material usado:
Galaxy Note pro (12.2) – Lembrando q podem ser usados outros modelos de tablets, como o iPad
Caneta Stylus S Pen Samsung com Função Borracha para Galaxy Note.
(DICA: A caneta que eu usei no iPad foi a Intuos Creative Stylus 2, que no caso não tive muito sucesso pelo fato de ter a ponta muito rígida e dificultar os traços retos e precisos. O ideal seria caneta com ponta de borracha para um melhor aderência na tela do tablet.)

Aplicativos:
– Para Android (Autodesk Sketchbook, LayerpaintHD, ArtFlow, Silkpaint entre outros)
– Para iPad (Adobe Photoshop cc, Adobe Illustrator cc, Adobe Photoshop sketch, entre outros).
Assim como um programa de edição de imagens, esses aplicativos vão dar todo o suporte necessário para desenhar e pintar. Alguns são pagos e outros gratuitos.

Para ter mais conhecimento existem tutorias dos aplicativos no youtube e vimeo q podem ajudar a tirar dúvidas.

Agora que vocês já sabem quais materiais usar, segue um video com a demonstração da técnica:

Gostaram da dica??? Vocês podem saber mais sobre o trabalho do Angelo nos links abaixo:

Facebook: facebook.com/angeloartimus
Instagram: instagram.com/aartimus
Tumblr: aartimus.tumblr.com
Pinterest: br.pinterest.com/aaartimus

Gostaria de agradecer muito ao Angelo por ter separado um tempinho da sua produção SUPER agitada para compartilhar com a gente essa dica tão interessante e um pouco mais do seu trabalho lindo! Querido, muito obrigada pela gentileza e pela prontidão em colaborar com o blog! Admiro muito o seu trabalho e te desejo cada vez mais sucesso! :*

Espero muito que vocês tenham gostado e que acompanhem o trabalho do Angelo mais de perto, pois é muito inspirador! :) Obrigada por acompanharem o blog e até o próximo post!

Beijo grande!
Patrícia Capella

 

Deixe uma mensagem!

*

8 comments

  1. Camila Borba

    Amei! Ficou incrível!

    • estampaholic

      Que bom que gostou! Experimente aí e depois me mostra o resultado… beijos

  2. Celina

    Muito legal! Tentei usar o tablet direto para fazer as ilustrações das estampas que desenvolvi pro tcc. Porém acabei optando pelos desenhos manuais e depois vetorizando. Tem que ter muita prática e técnica mesmo pra conseguir fazer direto. Parabéns ao Angelo e pelo Estampaholic que sempre me surpreende. Aproveito pra perguntar se vocês sabem de alguma coisa (curso, workshops) na área em BH, pois tudo que vejo é em outro estado #frustrada. Até já pensei em montar um workshop por aqui mas ainda não me atrevo rsrsrs
    Bjo.

    • estampaholic

      Oi Celina, realmente a prática faz toda diferença, mas adoro desenhos manuais! Gostaria muito de dar um workshop em BH, recebo sempre pedidos, mas não conheço lugares que possam me receber… se você conhecer só falar! beijos

  3. Gloria

    Maravilhoso! Adoro vir aqui. Bjs

    • estampaholic

      Obrigada pelo carinho, Gloria! Volte sempre, beijos!

  4. Carmen Martins

    adooooooro estampas e adoooooro teu blog. amei a dica e já fui lá ao METAPIX e fiz minha assinatura para fazer os cursos do Lula Rocha.

    thank you veeeeeeeeeeeery much

    • estampaholic

      Que bom Carmem, obrigada!!! O Metapix é mesmo imperdível! :)
      Beijos!

Próximo postAprenda a extrair o máximo de suas referências, com Luiza Normey