Aprenda a extrair o máximo de suas referências, com Luiza Normey

blog_luiza_normey

Oi gente, tudo bem?

O assunto do post de hoje é muito importante: vamos falar de inspiração e referências visuais!
Nós que trabalhamos em áreas criativas vivemos à procura de boas referências, ideias, imagens e outros profissionais inspiradores, concordam? Porém, como a internet nos permite fácil acesso à tanto conteúdo, nem sempre conseguimos filtrar e aproveitar todas essas informações da melhor maneira possível! Pensando nisso, convidei a ilustradora Luiza Normey – que arrasa na criatividade! – para dividir com vocês seu  processo de inspiração e de criação!

Conheci a Luiza em um workshop de criação de estampas que ministrei em Floripa e, desde então, virei fã do seu trabalho! Suas ilustrações sempre originais e divertidas me deixaram curiosa à respeito do seu processo criativo! Recentemente tivemos um papo no qual ela topou, generosamente, compartilhar comigo e com todos que acompanham o Estampaholic, algumas de suas técnicas de criação! Fiquei suuuper feliz pois acho que essas dicas preciosas poderão inspirar muitos estampaholics por aí!! ;)

A Luiza também é a dona da página “Matiza” – que está fazendo um SUPER sucesso! – onde compartilha suas lindas ilustrações e os produtos de sua lojinha! Bom, mas chega de papo e vamos ao que interessa! Com vocês Luiza Normey :)

Se você ilustra ou pinta sabe que tem dias que ideia nenhuma sai da cabeça. É bem legal ter um estilo próprio e criar ideias originais só da sua imaginação, mas não é isso que acontece na correria do dia a dia, né? Como eu passo por isso quase sempre, acabei adotando “técnicas” para destravar o bloqueio criativo usando referências. O que são as referências? São imagens de outros artistas, fotógrafos, designers, o que seja, imagens que te agradam e inspiram de alguma forma. Antigamente eu recortava revistas e guardava as imagens em pastas, mas nos últimos anos aderi à praticidade de sites como, por exemplo, o Pinterest.

No meu modo de criação eu separo minhas referências nas seguintes categorias:

Modelo
Modelo eu chamo aquela referência que serve como base para um elemento que você não tem perfeitamente claro na sua memória. Por exemplo, quando você quer fazer uma estampa com animais tropicais, mas precisa de fotos de cada um deles para saber todas suas características e aí sim conseguir desenhar cada um deles.

foto1

Paleta de cor
Na dúvida de saber como colorir seu desenho/estampa é interessante procurar imagens que as combinações de cores correspondam com seu projeto ou simplesmente lhe agradem. Pode ser foto, ilustração, pintura, algum material gráfico, entre outros.

foto2

Técnica
A técnica que você usa na sua criação pode fazer toda a diferença. É bem interessante ter imagens de referência com técnicas variadas, aquarela, acrílica, pintura digital, recorte, etc., e dentro de cada uma explorar suas possibilidades.

foto3

Grafismo
Toda cultura tem seus grafismos próprios, são linhas, pontos, formas que se entrelaçam e criam todo tipo de padrão. É difícil em pouco tempo tirar da cabeça um grafismo complexo, então juntar várias referências desse tipo é bem útil.

foto4

Ideia
São as referências que te dão uma ideia. Não é a cor, nem a forma, nem a técnica, é o conceito que a imagem passa. Com isso é possível criar da sua maneira um desenho totalmente diferente mas que veio da mesma proposta.


foto5

Tendo essas referências disponíveis para consulta, é possível pegar imagens de diferentes categorias e ir misturando, complementando uma com a outra, até criar a sua própria obra.

Para este post, escolhi um exemplo real de uma das minhas ilustrações, o Flamingo, na qual apliquei diversas referências:

foto6                                               (a imagem é um pôster da aquarela original)

 

Modelo
Essa ilustração surgiu em um momento de zero inspiração, e tive que pedir dicas para meus amigos sobre que animais eles gostariam que eu desenhasse. De todas as sugestões recebidas, escolhi o flamingo. Como eu nunca tinha desenhado um, fui atrás de imagens reais de referência no “Google Images“, “Pinterest” e “tumblr“.


foto7

Paleta de cor
Encontrei imagens de flamingos com combinações de cores bem variadas, mas no fim optei por usar predominantemente as cores rosa e roxo, inspirada pela imagem abaixo, que também serviu como modelo para criar a pose do flamingo.

foto8

Técnica
Escolhi pintar em aquarela porque é minha técnica favorita, mas com base em outros artistas que me inspiram, arrisquei em acrescentar lápis de cor e caneta de gel branca para detalhes na hora da finalização.

Grafismo
A parte do grafismo eu pensei por último, depois da pintura estar praticamente pronta, pois senti que ainda faltava alguma coisa, algo que desse mais personalidade à ilustração. Portanto, busquei referências de flores e outros padrões que pudessem me inspirar na estilização do flamingo:

foto9                                              (ornamento criado com lápis de cor rosa escuro)

 

Ideia
Neste caso, procurei a “ideia” junto com os “modelos”. Enquanto escolhia as fotos dos flamingos, fui revirando meu Pinterest em busca de outras inspirações. Foi assim que encontrei a referência de paletas de cores extraídas de fotografias e a ideia de um animal interagindo com algum objeto humano.

foto10

No fim, você acaba criando uma ilustração original, mas que foi construída a partir de várias outras imagens. Nem sempre são necessárias tantas referências, às vezes eu só preciso de um modelo ou um grafismo, pois cada projeto tem uma necessidade diferente.

Quais são bons lugares bons para encontrar referências?

Na internet: sites como “Pinterest“, “tumblr“, “Instagram“, “Deviantart“, “Behance“, entre outros.

Fora do mundo virtual: revistas, livros, fotografias, panfletos, qualquer arte/fotografia/design impresso. Muitas vezes procuro por referências em sebos, como por exemplo revistas de moda para copiar poses. Fora isso, o próprio mundo real é uma base de inspiração: a natureza, as pessoas, as construções, qualquer coisa que esteja ao alcance dos olhos e te inspire!

E aí, curtiram as dicas??? Eu amei!!!
Se aplicarem em trabalhos de vocês mostrem aqui pra gente, vou adorar ver!!

Beijos e até o próximo post!

Deixe uma mensagem!

*

15 comments

  1. Carol

    Adorei as dicas!
    Ótima matéria :)

    • estampaholic

      Que bom, Carol!!!
      Aplique em suas criações e mostre pra gente ;)
      Pode ser no facebook (facebook.com/estampaholic) ou no instagram com a tag #estampaholic!

      Vamos adorar!
      Beijos!!

  2. Mari

    Oi Luiza, oi Patrícia, o post me ajudou muito, mas terminei ficando c uma dúvida. Como eu não consigo criar muita coisa, às vezes pego uma imagem pra copiar, e sai uma coisa totalmente diferente da original. Posso considerar que foi então uma inspiração, e não cópia? (Não comercializo essas ilustras)

  3. Brenda

    Gostei muito de ver o resultado final do conjunto de ideias e das dicas para organizar as inspirações no pinterest, sempre acabo embolando tudo. Parabéns por sempre trazer conteúdos interessantes.

  4. Carolina Capellani

    nosssa, esse blog ta na minha pagina inicial haha demais seus posts, e amei esse! dica valiosa de como começar a criação. obrigda! <3

    • Patrícia Capella

      Olá Carol, que bacana!!! Fico muito feliz em saber disso… ;) Beijo grande!

  5. REGINA FERREIRA

    Oi gente muito legal, pena que ainda naõ consegui instalar o foto shop .Já poderia fazer o curso com vocês. Computador ai ai ai ai quem vocês me dão o caminho das pedraskkkkk.Muito esclarecedor. Grata Regina

    • estampaholic

      Olá Regina!
      Boa sorte com o Photoshop e volte sempre!! Rs. :)

  6. Lilian souza

    Quando será o proximo curso ensinando tecnicas para pintar com copic?

    • estampaholic

      Ainda não tenho uma data certa, Lilian! Quando tiver aviso por aqui, okk?
      Temos aulas particulares, se for do seu interesse envie um email para contato@estampaholic.com :)
      Beijos e obrigada pelo interesse!

  7. Greg Curide

    Perfeito!! Dicas ótimas, parabéns.

    • estampaholic

      :D :D :D
      A Luiza arrasa!!

  8. Aline

    Adorei! Materia muito util !!

    • estampaholic

      Que bom, flor!!
      Obrigada pela visita!!

Próximo postEstampas na decoração, com Westwing