Paletas de cor no Photoshop

Oi gente, tudo bem???

O post de hoje, mais um da super parceria com o site Metapix, vem falando de algo essencial para nós que criamos estampas: Paletas de cor! Como vocês criam as suas? Estão precisando de uma ajudinha ou então gostam de aprender novas técnicas? Pois não deixem de acompanhar esse post até o final! É curtinho e vale MUITO a pena! :)

paletas_estampapix
Para mim, uma das melhores formas de criar uma paleta é me inspirar em uma foto ou painel imagético que traduza bem o clima que eu quero passar para minha estampa! Então que tal pegar aquela imagem super inspiradora e, com a ajuda do Photoshop, extrair as cores perfeitas para criar a sua estampa? Como sempre, é só conferir os vídeos a seguir, que ficarão livres para não assinantes por uma semana!

Paleta de Cor a partir de imagem no Photoshop

Vamos começar de uma forma simples, ok? Tudo que precisamos é de uma imagem bonita, alguns retângulos e a ferramenta conta-gotas do Photoshop! :) Confiram:

01-paleta-de-cor

Paleta de Cor com o Filtro Mosaic

Ok, agora que vocês pegaram o conceito da coisa, que tal irmos um passo adiante? E se eu dissesse que, com o Photoshop, podemos transformar uma imagem em uma grande paleta de cores, usando apenas um filtro? Super prático e simples, vejam abaixo:

02-plaleta-filtro-mosaic

Biblioteca de Cor

Bom, agora vamos organizar! :) Com o próximo vídeo, vamos aprender a criar uma paleta de cores diretamente no nosso painel Swatches, para que elas não fiquem “presas” ao documento da imagem de onde foram extraídas, e possam ser usadas facilmente em outros arquivos – como o da estampa que vamos construir, por exemplo! ;) É só dar play:

03-biblioteca-de-cor

Muito fácil, concordam??? O post de hoje é super curtinho e eu já vou encerrar por aqui… mas só queria lembrar a vocês que uma paleta de cor mal construída pode simplesmente acabar com a sua estampa, por mais bonita que ela seja, enquanto uma bem feita pode trazer um desenho super sem graça à vida! Portanto, dediquem um tempinho para aprender bem essas técnicas e construir boas paletas de cor, pois vai valer a pena!

Beijo grande e até o próximo post! :*
Patrícia Capella

Próximo postCasando cores entre imagens no Photoshop (Match Colors)