Ilustrando com tablets e aplicativos, por Angelo Artimus

Oi gente!

O post de hoje conta com a colaboração do designer de superfícies Angelo Artimus, um profissional super criativo que eu admiro muito! O Angelo é daqueles artistas que experimentam de tudo, sem medo, sabe? Ele está o tempo todo produzindo novas estampas para o seu estúdio e, ao longo do processo, passa por diversas ferramentas como aquarela, marcadores copic, fotografias e etc. Mas o que me chamou mais atenção nos seus trabalhos recentes foi o uso de uma ferramenta muito bacana, mas não tão amplamente explorada na nossa área: os tablets!

Hoje em dia vivemos cercados por tablets e smartphones e, por mais inseridos que eles estejam no nosso dia-a-dia, não é tão comum vê-los como uma forma de criar ilustrações finalizadas. Muito curiosa, fui procurar saber mais sobre isso com o Angelo e achei tão interessante que o convidei para compartilhar essa dica aqui com vocês. Que tal?? :)

Pedi que ele se apresentasse para vocês e, em seguida, mostrasse como ele usa tablets e aplicativos no seu trabalho! Acompanhem até o final pois tem um vídeo! Bom, sem mais delongas, vou passar a palavra à ele!

11709671_671861696277883_1451158475420123289_o“Mineiro, residente em Buzios-RJ, autodidata e apaixonado por toda forma de arte. Curioso nato, sempre à procura de novos caminhos, desde muito novo já ousava brincar com arte, desenvolvendo trabalhos manuais com guache, lápis de cor, canetinhas escolares, etc. Com o passar do tempo, já se via embrenhado em meio à tintas, pincéis, papéis e telas. Aos poucos, foi conhecendo as vertentes da arte. Como artista plástico, conheceu ainda mais o mundo das cores e formas. Como estilista, se apaixonou pela estamparia e sua diversidade, começando assim um relacionamento que não tem fim. Depois de trabalhar por anos dentro de grandes e pequenas empresas, desenvolvendo estampas para todo tipo de produtos da cadeia têxtil, sentiu a necessidade de sair e viver essa paixão por estampas. Essa paixão abriu uma infinidade de possibilidades que ainda não conhecia e aos poucos vem conhecendo. Dentre elas, o desenho digital manual em tablets.”

estampas_1

estampas_2Material usado:
Galaxy Note pro (12.2) – Lembrando q podem ser usados outros modelos de tablets, como o iPad
Caneta Stylus S Pen Samsung com Função Borracha para Galaxy Note.
(DICA: A caneta que eu usei no iPad foi a Intuos Creative Stylus 2, que no caso não tive muito sucesso pelo fato de ter a ponta muito rígida e dificultar os traços retos e precisos. O ideal seria caneta com ponta de borracha para um melhor aderência na tela do tablet.)

Aplicativos:
– Para Android (Autodesk Sketchbook, LayerpaintHD, ArtFlow, Silkpaint entre outros)
– Para iPad (Adobe Photoshop cc, Adobe Illustrator cc, Adobe Photoshop sketch, entre outros).
Assim como um programa de edição de imagens, esses aplicativos vão dar todo o suporte necessário para desenhar e pintar. Alguns são pagos e outros gratuitos.

Para ter mais conhecimento existem tutorias dos aplicativos no youtube e vimeo q podem ajudar a tirar dúvidas.

Agora que vocês já sabem quais materiais usar, segue um video com a demonstração da técnica:

Gostaram da dica??? Vocês podem saber mais sobre o trabalho do Angelo nos links abaixo:

Facebook: facebook.com/angeloartimus
Instagram: instagram.com/aartimus
Tumblr: aartimus.tumblr.com
Pinterest: br.pinterest.com/aaartimus

Gostaria de agradecer muito ao Angelo por ter separado um tempinho da sua produção SUPER agitada para compartilhar com a gente essa dica tão interessante e um pouco mais do seu trabalho lindo! Querido, muito obrigada pela gentileza e pela prontidão em colaborar com o blog! Admiro muito o seu trabalho e te desejo cada vez mais sucesso! :*

Espero muito que vocês tenham gostado e que acompanhem o trabalho do Angelo mais de perto, pois é muito inspirador! :) Obrigada por acompanharem o blog e até o próximo post!

Beijo grande!
Patrícia Capella

 

Próximo postAprenda a extrair o máximo de suas referências, com Luiza Normey